sexta-feira, 8 de junho de 2012

2° Encontro de Casais Material

Orientação à submissão da mulher e o Papel do Homem
                         e a Sexualidade no casamento


Texto bíblico: Efésios 5,22 vós, mulheres sujeitai-vos a vossos maridos, como ao senhor.

A bíblia fala dos princípios da vida para a família cristã; embora os textos mais recentes tenham mais 2000 anos e os mais antigos com mais de 5000 anos ela continua sendo uma referencia para aqueles que querem ter um lar abençoado.
 Muitos casais nos procuram para saber o que fazer com suas esposas ou esposos, querendo muitas vezes as respostas mais absurdas como, por exemplo, joga ela do viaduto, Poe veneno na comida dele.... os problemas são vários:
Já fiquei chateado com você por que:

  1. Você foi bem estúpido comigo!
  2. Você não quis fazer amor comigo.
  3. Você foi teimoso demais...
  4. Parece que tudo o que faço é errado...

Já brigamos por que:

  1. Eu pedi tanto para você consertar a porta do armário!
  2. Você não me defendeu quando seus pais falaram mal de mim!
  3. Você não se esforça para nos prosperarmos!
  4. Você gastou mais do que devia!
  5. Você só pensa em trabalho e não se importa com a família!
  6. Você não sai da casa da sua mãe!
As traduções bíblicas foram traduzidas do grego chamado “Coine” para o português, tem palavras no nosso vocabulário que não existem em outros vocabulários pelo mundo como, por exemplo, Saudade que quando falamos de saudades expressa varias emoções embutida nela, o mesmo acontece com a  palavra submissão; (comentar algo que lhe traga alguma referencia)
·        Submissão no português quer dizer: condição de subalterno, categoria inferior.
·        Submissão no grego: Missão.

Isto é a mulher tem uma missão especial. Que deve ser desenvolvida no lar com a família e sozinha ela não consegue executar sua missão, ela primeiro deve escolher viver com um homem e ai cria-se a família e dentro deste grupo alguém tem que responder por esta liderança, isto é, o homem foi escolhido e determinado por Deus e a mulher participa com essa responsabilidade do marido.
Agora quando se pergunta para as jovens o que elas querem para o futuro, boa parte delas respondem que querem se casar, com um homem que lhes de segurança, amor, instabilidade emocional, seja um bom líder;E aqual a  mulher não será submissa com um homem assim, amém irmãos.

·        Deus é coerente com aquilo que faz, cabe ao homem a capacidade de liderança e a mulher de apoia-lo nesta missão, por isso Deus fez uma auxiliadora, adjuntora e companheira.
·        Encontramos muitas que não ajudam a seus maridos a liderar e criticam;
Exemplo: o filho vê um pacote em cima da mesa e pergunta a mãe, quem comprou e ela responde, foi o besta do seu pai.
A mensagem que se passa para o filho, é que o pai é um besta.

O homem não é igual à mulher e não estou falando só do aspecto físico, embora está difícil às vezes identificarmos (fazer comentários), mas também no comportamental, Deus quando criou o homem, primeiro dotou-o de qualidades, ele é mais lógico, racional, a mulher é intuitiva, exemplo: quando você esta querendo fechar um negócio ela está dizendo eu não confio no fulano, ai você faz e da tudo errado então ela fala não falei... a personalidade da  mulher é muito maior ela consegue executar varias tarefas ao mesmo tempo o homem não, isto não é defeito é original de fábrica .
A mulher tem uma carga de sensibilidade muito grande e você nunca sabe se ela vai chorar ou rir, ela sai do estado de tristeza para risos em piscar de olhos.
Exemplo: Ela vai ao funeral está triste, mas encontra uma amiga antiga e esquece-se de tudo na hora e começa a sorrir é muita emoção junta irmão.
O homem não, é diferente, se é momento de tristeza e para tristeza, se é para rir, é para rir, é mais lógico. Outro exemplo é a coroação de grau do seu filho em vez dela rir co a conquista de seu filho, ela chora, o marido olha para a mulher e  não entende o que se passa e quer internar ela.mais isso não é defeito é original de fábrica.

Dentro do contexto bíblico sobre a familia, como está escrito em efésios 5, 28.
O homem tem que amar a sua própria mulher como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher ama a si mesmo.
I cor 7,3 que o marido pague a mulher, a devida benevolência e da mesma sorte a mulher ao marido.( comentar sobre o problema da TPM e entende-la)
É preciso sair sozinhos mais vezes como, por exemplo, um jantar etc.(comentar sobre um jantar romantico e depois dele)
Porque muitos não estão desenvolvendo atitudes para sair da mornidão, isto é, os anos vão se passando, os filhos vão crescendo, você trabalha, ela também, estudos, carnê para pagar, IPTU, IPVA etc...
Sexualidade no casamento

Quando a gente fala da vida sexual, imediatamente vem em nossa cabeça uma serie de coisas que vemos e presenciamos no mundo em que vivemos a cerca deste assunto, desnecessário é, dizer que a sexualidade do ponto de vista do mundo, é bem diferente daquela que a bíblia fala; o que estamos acostumados a ver, é uma deterioração da sexualidade, não mais aquele padrão a qual Deus estabeleceu e elaborou, o mundo perverteu a sexualidade, estamos vivendo neste século, o século do sexo, pela maneira como o sexo é explorado, aviltado(Desonrado, humilhado, deprimido), banalizado, vulgarizado, apodrecido, de maneira que, a visão que hoje a gente tem da sexualidade que é praticada no mundo, é uma visão errada, é uma cena que se distancia, daquela que as escrituras ensinam, é o sexo livre, é o sexo imundo, é o sexo porco, é a perversão, é a aberração, caberia uma pergunta não é, quem inventou sexo? Quem inventou a sexualidade? Não olha para mim não, porque foi Deus o criador, porque, quando Deus criou o homem e a Mulher, ele já embutiu neles todos os mecanismos sexuais; ora e se foi Deus que criou, ele o fez com propósitos elevados, quando Deus criou todos os seus atos criativos, quando Deus terminou de criar o ser humano olhou para os dois e fez uma alto crítica de sua criação e viu que tudo que ele criara era bom, muito bom.
E a primeira coisa que Deus disse para o casal depois de cria-los, com todas as funções, Biológicas, Fisiológicas, emocionais, físicas, anatômicas, foi que, tivessem filhos, crescei-vos e mutiplicai-vos e não disse isso a dois homens, ou a duas mulheres, porque do  homem e  da mulher nascem filhos às vezes até sem querer viu;
Mas Deus permitiu que sexualidade, fosse uma realidade possível para procriação da humanidade; as vezes temos encontrado pessoas que se prende a isso dizendo que, o sexo foi feito somente com o propósito de criar filhos,a de se saber que a igreja romana defende isso, mas nós encontramos postulados bíblicos que mostram que Deus está interessado em ver a sexualidade na vida humana ser usada também, não só para ter filhos,mas, para  servir, como expressão amorosa entre o casal. Temos estes dois princípios para ter filhos e para expressão amorosa; isto é uma maneira bem particular,  que cabe ao casal, utilizar destes princípios, para expressar um sentimento mutuo, um para com o outro.
O texto sobre reprodução  encontramos em Gn: 1:28
Sobre expressão amorosa em Pv: 5,15; esta expressão de provérbios tem dado muita dor de cabeça a muitos estudiosos da bíblia, por se tratar de um aspecto cultural, diferente e usava de frases paralelas, para tratar de assuntos referentes à sexualidade, entre outros também, para isso precisamos entender os versículos seguintes, por exemplo: usa-se a expressão para a mulher como corsa, gazela graciosa, e nos versículos 19 encontramos um texto com erotismo, saciem os seus seios em todo o tempo; isto é não é uma vez por mês, é sempre da ideia de frequência e habitualidade.(fazer comentário)
Há, portanto muitas indagações sobre a vida sexual do casal e encontramos varias resposta em I Cor 7:1-9.
Porque há casais com problemas.
Na palavra de Deus lemos em I Cor: 7.1, onde Paulo respondendo aos corintos acerca do casamento e prostituição, possa ter um entendimento errado acerca da palavra, “em que é bom que o homem não toque em mulher”. figura de linguagem
“O termo bíblico no grego para não tocar em mulher significa” acender fogo, ou melhor, dizendo que o homem não acenda fogo, ou melhor não pule a cerca. Este termo é conhecido como “Eufemismos”, é como eu dissesse que, a vaca foi por para o brejo, isso é sentido figurado de linguagem. ”é metáfora”.(comentar)
Agora irmão que sexo é fogo hum? esquenta ou não esquenta? Ou é um aicibergue, esquenta porque a expressão sexual ela é cercada de fortes emoções e grandes sentimentos.
É assim que Deus fez,que o ser humano, use a expressão sexual, permeada de, emoções de sentimentos, de dedicação amorosa, algo que Deus, não colocou nos seres inferiores, porque os seres inferiores, também fazem sexo, cachorro, gato, cabrito, conforme as suas espécies cada tem o seu mecanismos que Deus determinou por suas leis; vocês acham, por exemplo, que o cachorro quando cruzam com a cadela, eles fazem isto porque está terrivelmente apaixonado por elas? Não, ele acaba de cruzar com a cadela e vai ali roer o osso, que ele guardou e se a cadela vir roubar o osso dele, ele é capaz de mata-la e não aquilo que Deus colocou no ser humano, os animais inferiores eles agem por um instinto que é o da preservação da espécie.
No ser humano, Deus colocou muito mais elementos, colocou emoção, colocou afeição, expressão de amor, então o sexo na vida humana é muito mais elevado do que os seres inferiores, mas o mundo em que nós vivemos, tem feito descer o sexo do nível da raça humana para o nível animal.
Todos nós sabemos que o homem na vida conjugal é muito mais ativo sexualmente, ele é o mais empolgado e ascende muito facilmente esquenta rápido, porque Deus colocou mecanismos diferentes no homem, o homem e atraído pelo visual pelas impressões digitais, ele bate o olho e em segundos ele... Misericórdia é hoje, é rápido ele bate olho e já se ascende é igual ao um relâmpago, eu uso uma expressão para ilustrar a vida sexual do homem e da mulher.
·      Comentar sobre o fogão a gás e o fogão à lenha.
Continuando com o texto bíblia, o apostolo Paulo diz que, o marido conceda a esposa o que lhe é devido, aquilo a que ela tem direito, porque tem que haver uma reciprocidade de atenção, de ambas as partes, mas começa com o marido, o que a esposa tem direito, e o que ela tem direito, é de extrair deste momento intimo, toda alegria, todo o prazer, todas as gratificações, e o marido tem que dar tempo para que a esposa possa reagir a toda manifestação sexual com toda a sua intensidade.
Quando o texto diz que, o marido coceda tudo o que lhe é devido, posso pensar aqui que é um dever, eu classifico isso como uma responsabilidade do casamento.
Veja ainda o texto a seguir, a mulher não tem poder sobre pó seu próprio corpo, mas tem-no o marido. E também semelhantemente o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo e sim a mulher.
Igualdade de condições, nivelamento de direito.
Este texto tem muito a nos ensinar, principalmente nós latinos americanos, porque nós latinos americanos, temos uma cultura, um componente machista, o conquistador, machão e por força desse aspecto, estabeleceu que, quem tem que procurar a ter relações é o marido, ela tem que estar que nem uma pombinha esperando, se ele vem bem, se não vem, o que se vai se fazer né babal né, porque é dele, é papel dele, o que há de se fazer né.
E isso, se acentuou muito e na verdade os dois tem essa liberdade, porque o texto nos mostra que quem tem poder sobre o corpo do marido, é a mulher não é?
Mas não deve ser sempre assim, porque Deus dotou a mulher de charme, beleza, simpatia, sensualidade, e que a mulher sábia, ela ressuscita até homem morto, porque cá para nós, não tem dia que você chega de farol baixo, tem dias que você não quer conversa, você vem cansado, aborrecido, ta morto mesmo, o fogão a gás está gelado, mas o fogão a lenha a chapa está quente, a esposa  ve você entrar em casa ela pergunta: com aquela voz que você já conhece, às vezes usa até um adjetivo, chama você de meu gavião, ele senta no sofá, ela esta terminando a janta, depois ela vem, passa a mão na sua cabeça e fala assim: não quer tomar um banho, ai ele se levanta diz para esposa: hoje o dia foi terrível foi difícil, mas como tem que reagir né, vou tomar um banho bem rápido e já volto;
Ressuscitou ou não o marido morto?
Por isso não é difícil à mulher numa emergência chegar às ultimas consequência e dizer pode ser ou esta difícil, é marido dela ué, é pecado? Não é bíblico a ensino para isso.
O texto de coríntios nos mostra que, a vida íntima do casal é para ser vivida em regime de frequência e habitualidade, percebe isso, é algo que faz parte da vida do casal, não é um evento, é algo com frequência, é claro que na bíblia você não vai encontrar nenhuma tabela, isso é de cada casal, que cada um administre esta tabela de frequência, mesmo porque esta tabela muda com o passar do tempo, por que o gás vai se acabando né.(comentar)
A vida sexual do cristão, tem que ser vivida com inteligência e não copiar o padrão que o mundo está usando, a bíblia nos autoriza que, como casal cristão, devemos preservar a nossa intimidade sexual, é princípio bíblico que a sua vida sexual pertence só a vocês casais, há pessoas que ficam comentando, alardeando, a esposa fala que o desempenho do marido, não tá mais legal, ou que a mulher não está mais querendo nada com ele.
O casal deve preservar sua intimidade, a não ser que necessite de uma ajuda especial, para com pessoas que vão manter a ética pastoral.(comentar)
O que você pode fazer para melhorar, começando pala sua casa, é o seu quarto, ele tem que ser, agradável, legal, bem decorado, não pode ter mais pessoas, como crianças, o dormitório é só do casal, e  também com a roupa de dormir, não pode ser de qualquer jeito, tem procurar um ambiente saudável.
E você esposa, sabe que o seu marido é atraído pala expressão visual, digital, cuida da sua aparência, vai ser um ponto muito positivo para o relacionamento do casal.
Vamos orar senhor nosso Deus e nosso pai obrigado senhor porque temos tido este tempo para enfocar problemas familiares e usando a sua palavra, e não os pensamentos do mundo, não as filosofias do mundo, mas da tua palavra, nós te agradecemos louvamos, porque temos a tua palavra a nossa disposição, e tão somente procurar nela princípios e também a disposição para obedecer, pedimos que nos abençõe, em nome do Senhor Jesus Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário